Integração do histórico com a plataforma Aluno Digital e Visualizador de Acesso
1. Integração do histórico parcial com a plataforma Aluno Digital
Para os clientes que possuem o módulo integração com Aluno digital, foi disponibilizado um novo recurso que é a geração do Histórico Parcial. A partir do novo build as instituições poderão realizar o envio do histórico acadêmico dos alunos e disponibilizar para que eles possam consultar a qualquer momento através da plataforma.
Para o envio das informações, foi disponibilizado uma nova função no contexto Alunos –> Aluno Digital – Gerar histórico Parcial.
Para realizar o envio do histórico parcial é necessário possuir o perfil de acesso “Aluno Digital – gerar histórico parcial”. O sistema realiza as mesmas validações do diploma digital como o preenchimento da carga horária da disciplina, nota, período, ano, série, professor, títulação do professor.
Para a geração desse histórico, são consideradas apenas disciplinas cursadas pelo aluno, ou seja, disciplinas aprovadas ou reprovadas. As disciplinas com a situação indefinida, que ainda estão sendo cursadas, não são enviadas para a plataforma.
Ao emitir o histórico, o sistema preenche automaticamente a data de emissão no cadastro do aluno -> acadêmico -> histórico -> conclusão -> data de expedição do histórico.
É possível consultar os alunos que tiveram o envio do histórico realizado pelo Sophia através do filtro no contexto de Alunos -> filtrar -> aluno digital, conforme imagem a seguir:
Para visualizar o histórico na plataforma Aluno Digital, deve-se acessar o menu lateral esquerdo -> Diploma Digital -> Consultar históricos avulsos.
- Painel de visualização controle de acesso
Foi disponibilizado um módulo “visualizador de acesso”, para que a instituição possa visualizar a entrada e saída dos alunos, quando eles utilizam a catraca como controle de acesso.
Após o módulo habilitado, esse novo recurso é apresentado no menu integrações -> controle de acesso -> histórico.
Para visualizar o recurso é necessário possuir o perfil de acesso “Integração – Visualizador acesso catraca”.
No painel de visualização, é possível pesquisar pelo nome do aluno e o dia que esteve na instituição, logo, o sistema apresenta a data de entrada e saída do aluno.
As informações de entrada e saída do aluno são registradas através do método post /api/v1/Catraca disponível na WebAPI e pode ser utilizado por qualquer modelo de catraca que envie esses dados para o Sophia através desse método, sendo necessário enviar a identificação (nome do aluno), movimento (Entrada ou Saída), a data/hora e a identificação do coletor/catraca.
Amanhã 06/07/2023 teremos treinamento sobre as novidades do build, as 08:00h.
Em breve teremos mais novidades!