Inserção de disciplinas de cursos regulares para diversos alunos
1. Adicionar disciplinas em grupo
Nesse build foi disponibilizado um novo recurso no contexto de Alunos para que a instituição possa adicionar disciplinas de cursos regulares para diversos alunos, sem a necessidade de abrir o cadastro de cada aluno para adicionar as disciplinas na aba acadêmico.
Normalmente essa operação é realizada para adicionar disciplinas de DP para mais de um aluno em uma turma monodisciplinar, ou adicionar as disciplinas que fazem parte de um itinerário formativo e até mesmo para adicionar os alunos em turmas de inglês onde a instituição agrupa os alunos por nível de proficiência.
Para utilizar o recurso, o colaborador precisa possuir o perfil de acesso Matrículas – alteração e deverá acessar o contexto de Alunos, selecionar alunos do mesmo curso e clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Adicionar disciplinas em grupo.
Será apresentada uma tela, conforme a imagem a seguir, para escolher o curso, data da inclusão da disciplina, disciplina, tipo da disciplina no acadêmico do aluno e em qual turma que ele irá cursar.

Após definir as informações para adicionar a disciplina, deve-se clicar no botão inserir para que ela seja apresentada na relação de disciplinas que serão adicionadas. Logo em seguida deve-se e clicar em confirmar para que o Sophia processe as informações e adicione no acadêmico do aluno.
Ao selecionar uma disciplina, o sistema já indica quantas vagas possui disponível na turma para cursar essa disciplina, dessa forma a instituição consegue realizar o controle de vagas baseado na quantidade de alunos selecionados que é apresentada no canto inferior esquerdo da tela.
Recomendamos que seja utilizado o parâmetro para controlar vagas por disciplinas, que é definido no cadastro da turma -> dados gerais, conforme imagem a seguir.
Ao selecionar esse parâmetro, é possível definir a quantidade de vagas para cada disciplina da turma, preenchendo no quadro curricular da turma -> Acadêmico:
Ao adicionar a disciplina na nova tela, o sistema valida se possui algum conflito, por exemplo, se não possuir vagas suficientes para adicionar todos os alunos selecionados. Dessa forma, os alunos que não forem adicionados na disciplina, serão apresentados no relatório de inconsistência que poderá ser consultado no menu Relatórios -> Gerenciais -> Alunos -> Inconsistências ao adicionar disciplinas em grupo.
Informações importantes:
As instituições podem adicionar disciplinas de outro curso na matrícula regular do aluno, por exemplo, o aluno está matrículado no Ensino Médio, mas deseja adicionar disciplinas do curso de inglês, ou do curso de itinerário formativo (que esteja cadastrado separado do EM). Para isso, é necessário habilitar o parâmetro “Permitir adicionar disciplinas de outros cursos (eletivas)”, conforme imagem a seguir:
- Alteração na geração do token da API
Com a proposta de aumentar a segurança dos dados e da API, foi implementado o padrão JWT na autenticação da API. Esse modelo é um dos mais utilizados atualmente pelo mercado e será implementada em breve nas APIs do SCL e do SGEw. Como consequência dessa alteração, os tokens passarão a ter uma quantidade de caracteres maior que o anterior.
Em breve teremos mais novidades!